quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Dirani explica trabalho de 'coach' com finalistas da Seletiva Petrobras: “Procuro ajudar no que precisam”

Em 1999, Danilo Dirani conquistou o título da primeira edição da Seletiva (Foto: Miguel Costa Jr.)

Danilo Dirani trabalha junto de Binho e Paulo Carcasci na final da Seletiva de Kart Petrobras dando dicas para os finalistas e ajudando os kartistas a encontrarem o acerto ideal para os karts

Os finalistas da Seletiva de Kart Petrobras não podem contar com ajudas externas para preparar os karts na decisão do torneio: eles são os únicos que podem colocar a mão na massa.

Muitos finalistas levam consigo os chefes das equipes com as quais competem regularmente para pedir conselhos e dicas, mas também podem consultar o primeiro campeão do campeonato, Danilo Dirani. O paulista, vencedor em 1999, atua como um ‘coach’ para os 12 pilotos.

Trabalhando de igual para igual com todos, Dirani sugere ajustes que envolvem a calibragem dos pneus, a bitola e a distribuição de peso no kart – as poucas coisas que podem ser alteradas no equipamento durante os dois dias de provas.

GRANDE PRÊMIO: Como é o seu trabalho de ‘coach’ na final da Seletiva Petrobras?

Danilo Dirani: É um trabalho que eu já faço com os pilotos, nesse ano mais efetivamente, pois entrei de cabeça no trabalho de coach, tanto com a molecada no kart quanto com pilotos sêniores, na Porsche Cup, na F3, e eu já vou fazer pelo terceiro ano com a Seletiva. É muito bom porque a molecada de hoje se espelha muito na gente. Na minha época, não tinham muitos pilotos que ficaram no kart muito tempo. Tinha o [Renato] Russo, mas corria de Sênior, e hoje eu com 30 anos, o meu irmão [Dennis Dirani] com 25, o André [Nicastro] com 32, o Rubinho [Ruben Carrapatoso] com 32 ainda muito efetivos, ativos no kart. Eles se espelham muito, admiram a nossa presença lá e, com certeza, ajuda. Eu não privilegio nem um, nem outro. Procuro ajudar todos pelo assunto em que eles precisam de mais ajuda para acontecer realmente, no final da Seletiva, de o vencedor ser o verdadeiro merecedor.

GP: O que os pilotos podem mudar no kart?

DD: Ele pode mexer em algumas coisas. A calibragem é livre. A bilota traseira tem três posições e a dianteira também é livre. Então, você fica limitado nisso. Na minha época, tinha uma variável a mais que era a carburação. E o piloto que é mais leve pode também distribuir o peso no kart. Eu procuro ajudar.

GP: E como você os ajuda?

DD: No ano passado, tinha um cara mais pesado e tinha o [Guilherme] Salas e o Olin [Galli], que pesam 60 kg de macacão e capacete. Eu os ajudava na distribuição de peso, ajudava na calibragem, porque muda de um piloto para o outro. E, por estar dentro do kart e vendo as corridas desses pilotos, consigo identificar o jeito de guiar de cada um, até para poder analisar e dar uma dica para eles. Talvez um precise de um pouco mais de calibragem atrás, outro na frente. Uma bitola mais aberta atrás ou na frente. Isso, com a experiência, eu consigo ajudá-los, e vai de cada um aceitar a opinião e o conselho.

GP: Como você enxerga a consolidação da Seletiva Petrobras, que está chegando à 15ª edição, no cenário do kartismo nacional?

DD: Uma empresa patrocinar pelo 15º ano... A gente precisa de apoio. Hoje, no SKB, a gente vê todo o trabalho que precisa ser feito, não só pelo kart, mas pelo automobilismo em geral. E a Petrobras com certeza está de parabéns. É a mais importante apoiadora do esporte a motor. Eu sou muito agradecido à Petrobras por impulsionar a minha transição para o automobilismo e ainda estar aí ajudando os pilotos, o kartismo e, por consequência, ajudar o automobilismo.

Fonte: Grande Prêmio

Um comentário:

  1. Sempre quis ser piloto e amo pilotar o que quer que seja, porem alguns obtaculos me afastaram do meio automobilistico, como o fato de ser mulher, ter começado a correr tardiamente e principalmente por ter parado por dificuldades financeiras, porém gostaria de saber se há condições de me inserir novamente no meio. Se sim, nestas condições, qual seria o melhor caminho? Obrigada.

    ResponderExcluir